quinta-feira, 2 de julho de 2009

Os Maiores Helicópteros do Mundo

1. Mil V-12: 231.485 libras (105.000 kg)

O maior helicóptero nunca foi construído um enorme aeronave desenvolvida na União Soviética durante a década de 1960 o chamado Mil V-12. O V-12 foi um teste bastante incomum veículo que apresentou dois rotores montados lado a lado, nas extremidades de um grande ala. Cada rotor tinha um diâmetro de cerca de 115 pés (35 m). O helicóptero era tão grande que a distância entre a ponta de um rotor disco para o outro foi de quase 220 pés (67 m), ainda maior do que em toda a wingspan de um Boeing 747!

Mil V-12, largest helicopter in the world
Mil V-12, maior helicóptero do mundo

Ainda mais notável foi a capacidade de elevação dessa poderosa embarcação. O V-12 tinha um peso máximo de decolagem de 231.485 libras (105.000 kg), quase o dobro do segundo maior helicóptero, e estabelecer um recorde em 1969 para o transporte de uma carga de 88.635 libras (40.205 kg). Então maciça foi o V-12 que esta carga peso sozinho é maior do que o peso máximo de decolagem do helicóptero, o terceiro maior do mundo! Esses impressionantes números ganharam o V-12 o recorde como a maior do mundo segundo o helicóptero FAI e do Livro Guinness dos Recordes Mundiais.

V-12 Apenas dois protótipos foram construídos, mas apesar da sua impressionante dimensão e elevação de potência, o projeto foi considerado um fracasso pelo seu fabricante e autoridades soviéticas. O V-12 era simplesmente demasiado grande e difícil de manobrar para ser uma prática máquina. Um modelo de produção teria sido chamado de Mi-12, mas esses planos foram cancelados após avaliação do teste dois veículos. Um dos protótipos do V-12 foi reformado para a Força Aérea russa no Museu Monino enquanto o segundo é declaradamente alojadas no Mil fábrica perto de Moscou.

2. Mil Mi-26: 123.455 libras (56.000 kg)

Porque o V-12 tinha sido julgada insatisfatória, Mil foi novamente encarregado de conceber um grande heavy-lift helicóptero para uso civil e militar. O resultado dos Mi-26 foi muito mais compacta do que o V-12 devido a avanços na tecnologia propulsora, fazendo com que o Mi-26 muito menos pesado para operar. Com um peso máximo de decolagem de 123.455 libras (56.000 kg), o Mi-26 é o segundo maior helicóptero do mundo global e a maior de sempre para entrar em produção, bem como a maior voar hoje.

Mil Mi-26 recovering an American CH-47 Chinook helicopter
Mil Mi-26 recuperando um americano helicóptero CH-47 Chinook

Embora substancialmente menor do que o V-12, o Mi-26 carrega uma considerável carga útil de até 44.000 libras (20.000 kg). O Mi-26 tem-se revelado muito mais poderosa e eficiente do que seus antecessores, graças em parte à sua lâmina de oito rotor principal . Este rotor é de apenas 106 pés (32 m) de diâmetro, em comparação com os 115 pés (35 m) de diâmetro rotores utilizada a bordo outro gigante russo helicópteros, mas pode levantar cargas maiores devido às melhorias nos motores e lâmina desenho. Mais de 200 exemplos do Mi-26 foram construídos e do tipo continua em uso em toda a Rússia. Muitos também têm sido vendidas a empresas civis e estrangeiros nações.

3. Mil Mi-6: £ 97.000 (44.000 kg)

O terceiro e quarto maiores helicópteros também estão Mil desenhos que ajudaram a preparar o caminho para o V-12 e Mi-26. O soviético da primeira tentativa de criar uma enorme heavy-lift helicóptero veio durante meados dos anos 1950 com a introdução do Mi - 6. Projetado para muitas das mesmas funções, como a melhoria da Mi-26 cerca de 25 anos mais tarde, o Mi-6 teve um peso máximo de decolagem de 97.000 libras (44.000 kg) e pode transportar até 24.250 libras (11.000 kg) de carga útil. O rotor utilizados no Mi-6 foi o mesmo 115 pés (35 m) de diâmetro rotor sistema que seria também usado no V-12.

Mil Mi-6 lifting a large payload
Mil Mi-6 levantando uma grande carga

O Mi-6 foi a maior do mundo helicóptero quando ela foi construída e reteve o título por muitos anos, até o aparecimento do V-12. O Mi-6 revelaram bastante êxito para o seu tempo, como ilustrado pelo grande número construída. Cerca de 860 foram fabricadas entre 1960 e 1981 principalmente para a Força Aérea Soviética e da companhia aérea Aeroflot civil. Outras modelos também foram exportadas para vários aliados soviéticos. Estes helicópteros permaneceu em uso por mais de 40 anos, mas finalmente estão a ser progressivamente abandonado. Apesar da sua idade, o Mi-6 continua a ser um notável veículo e um dos maiores helicópteros jamais concebida.

4. Mil Mi-10: £ 83.775 (38.000 kg)

Contudo um outro membro dessa família de gigantes relacionados helicópteros foi o Mi-10. O Mi-10 foi uma variante especializada da Mi-6 chamado um guindaste voar. O Mi-10 emprestado o motor e sistemas dinâmicos do Mi-6, mas estas foram montados dentro de uma nova fuselagem. Ao contrário da grande Mi-6 fuselagem que apresentou hinging portas para carregar carga internamente, o Mi-10 em vez fuselagem foi configurada para os passageiros. Esta fuselagem ficava em cima de quatro amplamente espaçados, alargou-comprimento trem pernas concebido para straddle grandes, volumosas cargas transportadas seguir o helicóptero.

Mil Mi-10 showing its long landing gear legs
Mil Mi-10 mostrando a sua longa trem pernas

Tanto o Mi-6 e Mi-10 partilhavam as mesmas 115 pés (35 m) de diâmetro rotor que também foi utilizada a bordo do V-12. Comparado com o Mi-6, no entanto, o Mi-10 tinha um reduzido peso máximo de decolagem de 83.775 libras (38.000 kg) ranking-o como o quarto maior helicóptero já construído. Apenas cerca de 55 helicópteros Mi-10 foram feitas e vi o tipo relativamente pouco uso. Tanto que arvoram a sua missão guindaste eo transporte deveres do Mi-6 já foram retomadas pelo muito superior Mi-26.

5. Sikorsky CH-53E: 73.500 libras (33.340 kg)

Chegando em como o quinto maior helicóptero do mundo é o maior alguma vez construído nos Estados Unidos, a Sikorsky CH-53E Super Stallion. O CH-53E é uma ampliação do anterior modelo CH-53 Sea Stallion. Ambos os veículos foram desenvolvidos inicialmente pesados como helicópteros de elevação para os E.U. Marine Corps, e eles também têm sido utilizados pela Marinha, Força Aérea, e países aliados. A maior variação do CH-53 familiar desenvolvidos até ao momento é o CH-53E com um peso máximo de decolagem de 73.500 libras (33.340 kg). Embora comparável em dimensões físicas para outros H-53 modelos com um rotor principal 79 pés (24,1 m) de diâmetro, o CH-53E e afins MH-53E estão equipados com um motor de um aumento de potência extra para levantar uma carga significativamente maior.

CH-53E Super Stallion lifting an F-15 Eagle fighter
CH-53E Super Stallion levantando um F-15 Eagle lutador

Cerca de 115 exemplos do CH-53E e MH-53E Sea Dragon variante foram construídos, e estes continuam a ser os maiores helicópteros em serviço militar no Ocidente. No entanto, uma nova versão do venerável H-53 desenho está actualmente em desenvolvimento. Conhecido como o CH-53k, esta melhoria modelo levará motores mais potentes e novas rotor lâminas para aumentar peso máximo de decolagem de 84.700 libras (38.420 kg). Uma vez que esta variante reforçada torna-se disponível, o CH-53k estrita deve bater o Mi-10 para se tornar a quarta maior do mundo helicóptero.

6. Boeing Vertol MH-47E / G: £ 54.000 (24.495 kg)

O segundo maior é o Boeing Vertol helicóptero CH-47 Chinook também desenvolvida nos Estados Unidos. O H-47 iniciou o desenvolvimento família durante o final dos anos 1950 como uma variante alargada do CH-46 Sea Knight e provou ser uma das mais bem sucedidas séries de helicópteros militares pesados de elevador. O projeto dispõe de uma longa e espaçosa fuselagem alimentado por dois motores de condução de um par de rotores em tandem 60 pés (18,3 m) de diâmetro. O tipo é muito utilizado para o transporte de tropas, transportando equipamento militar pesado como artilharia lançado por baixo da fuselagem, e ressuprimento missões. Embora os principais usuários são os E.U. Exército ea British Royal Air Force, o CH-47 foi vendido para mais de 20 nações, bem como operadores civis.

Tandem rotor design of the MH-47E Chinook
Tandem rotor design do MH-47E Chinook

O único maior versões do H-47 desenvolvido até à data são os MH-47E e MH-47G operações especiais modelos. Enquanto a maioria dos CH-47 variantes têm um peso máximo de decolagem de cerca de £ 50.000 (22.680 kg), o MH-47E / G tenham sido atualizados para 54.000 libras (24.495 kg). Mais de 1.000 Chinooks têm sido construídos até à data mais recente e da produção de CH-47f, MH-47G, e HH-47 modelos continua hoje.

7. Hughes XH-17: 50.000 libras (22.680 kg)

Chegando em como o sétimo maior helicóptero é um único protótipo chamado a XH-17 Sky Crane. A Sky Crane foi o primeiro helicóptero construído pela Hughes Aircraft, a mesma empresa que tinha construído o Behemoth Spruce Goose arvorando barco durante a década de 1940. Pouco tempo depois, Howard Hughes ficou interessado na tecnologia e helicóptero comprado um design para um gigante de transporte a partir do helicóptero Kellet empresa. Semelhante ao russo Mi-10, a Sky Crane era equipado com quatro pernas longas trem para straddle superdimensionada grandes cargas transportadas por baixo da fuselagem. O H-17 foi levantada por um maciço de dois rotores sistema blade 134 pés (40,8 m) de diâmetro, e ainda o recorde para o maior rotor nunca voou.

Massive rotor of the Hughes XH-17 Sky Crane
Massive rotor da Hughes XH-17 Sky Crane

Construção de um único XH-17 protótipo começou durante o final dos anos 1940 para utilização como um veículo de investigação. A embarcação foi concluída por 1952 quando ele começou a três anos de um período de teste. O peso máximo de decolagem jamais tentada a bordo do Sky Crane foi de mais de £ 50.000 (22.680 kg), durante um vôo em 1953. No entanto, o programa de investigação concluiu a sua concepção era demasiado grande e pesado para ser útil e já não há mais modelos foram construídos. Hughes também desenhou uma alargada denominada variante do H-28 que teria dobrado o peso máximo de cerca de £ 104.000 (47.000 kg), maior desenvolvimento, mas foi cancelada após a experiência adquirida com a XH-17.

8. Sikorsky CH-54: £ 47.000 (21.320 kg)

Arredondamento fora desta lista de grandes helicópteros é outro projeto americano chamado de Sikorsky CH-54 Tarhe. Tal como o Mi-10 e XH-17, o CH-54 foi um helicóptero voando grua desenhado para puxar grandes cargas lançado abaixo da fuselagem. O incomum procurando um helicóptero caracterizado superior da coluna que contém os motores de condução de 72 pés (21,9 m) de diâmetro principal rotor. À frente desta coluna foi o cockpit com janelas virada para frente e ré permitindo tanto da tripulação para controlar a carga útil. Esta estrutura mínima fuselagem do CH-54 fez um desenho muito eficiente carga compatível com diversos módulos que poderão ser içada em posição atrás da cabine de baixo atrito.


CH-54 Tarhe recovering a damaged F-4 Phantom IICH-54 Tarhe recuperar uma danificado F-4 Phantom II

Com um peso máximo de decolagem de 47.000 libras (21.320 kg), o CH-54 foi concebido essencialmente para o transporte de cargas militares como artilharia, veículos terrestres, e outros suprimentos volumosos. Sua elevação capacidades foram freqüentemente utilizadas durante a Guerra do Vietnã para passar avião abatido ou recuperar aviões e helicópteros. Um civil modelo chamado de S-64 Skycrane também foi desenvolvido e se tornou popular com a indústria madeireira e para combate a incêndios. Cerca de 105 desses helicópteros foram construídas, e embora aposentado do serviço militar, vários civis permanecem em uso.

Resumo

Outras ilustram quão grandes são os helicópteros descrito acima é o fato de que nenhum outro helicóptero excede um peso máximo de £ 35.000 (15.875 kg). A maioria dos helicópteros são bastante pequenos, ao lado destes gigantes desde há relativamente pouca procura de tais veículos, em comparação com enorme dimensão mais moderadamente desenhos. Mas mesmo entre esses gigantes, o tamanho diferenciado entre eles é difícil de compreender. O diagrama seguinte compara o russo V-12 e Mi-26 para o americano CH-53E. Apesar do seu enorme tamanho em relação a qualquer outro helicóptero Ocidental, o Super Stallion quase parece um brinquedo ao lado do dois helicópteros maior jamais construído.

Relative size comparison of the V-12, Mi-26, and CH-53E
Comparação do tamanho relativo do V-12, Mi-26, e CH-53E

Para saber mais sobre helicópteros, em geral, e gigantes como o Mi-26 ou CH-53, você poderá desfrutar dos livros Helicópteros: Militar, Civil, e Salvamento rotores por Robert Jackson e Steve Crawford's Twenty-First Century helicópteros militares.

 

Se a tradução não estiver muita coerente não me culpem ☺