segunda-feira, 24 de maio de 2010

Os 10 principais acontecimentos da década de 90

1º) Guerra do Golfo (1990)

Tropas iraquianas, lideradas por Saddam Hussein, invadem o Kuwait na luta pelo controle dos ricos campos de petróleo em 1990. Os EUA, juntamente com a Grã-Bretanha, França, Arábia Saudita, Egito e Síria iniciam outra guerra, agora contra o Iraque, no início de 1991. A disputa pelo controle do petróleo na região é a principal causa do conflito ocorrido no Golfo Pérsico. Mais de 100 mil soldados iraquianos foram mortos contra cerca de mil baixas das forças da coalizão.

2º) Formação da União Européia (1992)

Rebatizado pelo Tratado da União Européia no dia 7 de fevereiro de 1992, na cidade holandesa de Maastricht, a antiga Comunidade Econômica Européia e Comunidade Européia dão lugar á atual União Européia. Em 2008, contabilizam-se 27 membros, sendo que 15 adotam o Euro como moeda-oficial. Croácia, Turquia e Macedônia negociam sua adesão ao bloco.

3º) Impeachment de Fernando Collor de Mello (1992)

Os “caras-pintadas” saíram às ruas gritando “Fora Collor”, pedindo o Impeachment do presidente após denúncias de corrupção feitas pelo seu irmão, Pedro Collor. Embora tenha renunciado antes do polêmico Impeachment, Fernando Collor teve seus direitos cassados por oito anos por determinação do Senado, e só foi eleito novamente para cargo público em 2006, tomando posse como senador de Alagoas em 2007.

4º) Criação do Real (1994)

O Plano Real, criado durante o governo de Itamar Franco, foi um plano de estabilização econômica que resultou no controle da inflação. O então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, ganhou projeção ao ser conclamado “pai” do Real, sendo eleito no mesmo ano presidente da República. Simultaneamente houve uma contenção de gastos e aumento das taxas de juros por parte do governo.

5º) Clonagem da ovelha Dolly (1996)

Nascida no dia 5 de julho de 1996, a ovelha virou símbolo da evolução científica. Foi o primeiro mamífero clonado a partir de uma célula adulta. A ovelha gerou ainda dois filhotes. Dolly foi abatida em 2003 para evitar a sua morte dolorosa por uma infecção pulmonar incurável. O seu corpo empalhado está exposto no Royal Museum of Scotland, em Edinburgo – Escócia.

6º) A misteriosa morte de PC Farias (1996)

Quem matou PC Farias? Esta pode ser considerada a pergunta mais repetida na década. PC Farias foi tesoureiro de campanha de Fernando Collor de Mello, nas eleições presidenciais brasileiras de 1989. Foi a personalidade chave que causou o primeiro processo de Impeachment da América Latina, em 1992. O laudo – questionável – da morte concluiu que a namorada de PC, Suzana Marcolino, matou Farias e suicidou-se em seguida. Em 18 de novembro de 1999, o irmão de PC, Augusto Farias e oito ex-funcionários do empresário foram indiciados por suposto envolvimento nas mortes.

7º) Morte do índio Pataxó (1997)

Cinco jovens de classe média alta de Brasília atearam fogo no cacique pataxó Galdino, um dia depois das comemorações ao Dia do Índio. Entre os jovens, um era menor de idade. Condenados a 14 anos de prisão por homicídio qualificado, eles tiveram diversos benefícios e regalias no período de xilindró. Em 2004, conseguiram a liberdade condicional, escancarando a volatilidade do poder judiciário frente às influências políticas.

8º) Amarelada do Brasil na final da Copa 98, diante da França (1998)

Após uma convulsão do Ronaldo Fenômeno – no auge de sua carreira – os outros jogadores se abateram diante do ocorrido. O resultado em campo foi um chocolate histórico da França na final da Copa de 1998. O placar terminou em 3X0, com dois gols de Zinedine Zidani e um de Petit.

9º) Bug do milênio (1999)

Acarretou em pânico coletivo na virada do ano de 1999 para 2000. O temor deu-se à possibilidade dos computadores retrocederem ao ano de 1900, acarretando em prováveis prejuízos financeiros nos bancos, bolsas e em todo o sistema. Os mais pirados acreditavam que o mundo acabaria na virada do milênio. Bem, nada aconteceu. O ano mudou sem problema e cá estamos, vivinhos da silva!

10º) Escândalo sexual envolvendo Bill Clinton e a estagiária Mônica Lewinsky (1998)

Os humoristas se divertiram com a pulada de cerca do ex-presidente norte-americano, Bill Clinton. O caso extraconjugal com a estagiária Mônica Lewinsky, 22 anos na época, rodou o mundo e rendeu um processo de Impeachment ao presidente. Bill foi absolvido pelo Senado e perdoado por sua mulher, Hilary Clinton. Uma frase, proferida por Bill, entrou para a história: “Eu não tive relações sexuais com esta mulher, a senhorita Lewinsky”.

As 10 mortes mais sentidas da década de 90.

1º) Ayrton Senna (1994)

O tricampeão mundial de Fórmula1 (1988-1990-1991) faleceu num acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994, na fatídica curva Tamburello.

2º) Princesa Diana (1997)

O misterioso acidente automobilístico no túnel da Ponte de l´Alma, em Paris, na madrugada do dia 31 de agosto de 1997 vitimou a princesa Diana, seu namorado Dodi Al-Fayed e o motorista da Mercedes-Benz S280, Henri Paul.

3º) Cazuza (1990)

Agenor de Miranda Araújo Neto, vulgo Cazuza, faleceu no dia 7 de julho de 1990 aos 32 anos, por um choque séptico causado pela Aids. Ex-vocalista da banda Barão Vermelho, conquistou a crítica e público por suas ácidas canções.

4º) Mamonas Assassinas (1996)

O trágico acidente aéreo que vitimou Dinho, Bento, Júlio, Samuel e Sérgio chocou o país. Em apenas cinco meses, a banda vendeu mais de dois milhões de discos, levando multidões aos shows em todo Brasil. Os principais hits foram: “Sabão Crá Crá”, “Robocop Gay”, “Pelados em Santos” e “Vira-Vira”.

5º) Kurt Cobain (1994)

O vocalista e compositor da banda Nirvana foi encontrado morto em sua casa no dia 5 de abril de 1994. Kurt era viciado em heroína, tinha depressão e vivia uma conturbada relação com sua mulher Courtney Love.

6º) Freddie Mercury (1991)

O vocalista da banda britânica Queen tinha Aids e faleceu devido a uma broncopneumonia aos 45 anos. É considerado, até hoje, um dos melhores cantores de todas as gerações. No mesmo dia morreu ainda Eric Carr, baterista do Kiss. Entre as principais canções, destaque para “We Will Rock You” e “We Are The Champions”.

7º) Madre Teresa de Calcutá (1997)

Considerada a missionária do século XX, concretizou o projeto de apoiar e recuperar os desprotegidos na Índia. Através da sua congregação “Missionárias da Caridade”, partiu em direção à conquista de um mundo que acabou rendido ao seu apelo de ajudar “o mais pobre dos pobres”.

8º) Daniella Perez (1992)

ilha da novelista Glória Perez, a atriz foi assassinada aos 22 anos pelo colega de trabalho na novela “De Corpo e Alma”, Guilherme de Pádua e sua mulher Paula Nogueira Thomaz. A indignação popular que se seguiu a esse episódio resultou na alteração da Lei dos Crimes Hediondos, graças aos esforços de sua mãe Glória Perez, que encabeçou uma campanha de assinaturas e conseguiu fazer passar a primeira iniciativa popular de projeto de lei a se tornar efetiva na história do Brasil.

9º) Tim Maia (1998)

O cantor teve uma vida conturbada com os vícios, desde o álcool até a maconha e cocaína. No final de sua vida sofreu com problemas relacionados à obesidade, diabetes e problemas respiratórios. Tim Maia tinha a fama de ser instável no humor, chegando a faltar nos shows ou de se apresentar sem condições de saúde.

10º) Frank Sinatra (1998)

O cantor e ator norte-americano Frank Albert Sinatra fez história nos palcos e no cinema. Possui duas estrelas na Calçada da Fama pela dupla carreira. Participou de mais de cinqüenta filmes. Ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de Ator Coadjuvante em 1953 pelo filme “A Um Passo da Eternidade”. Faturou ainda diversos “Grammy” por diversos álbuns musicais. Morreu aos 82 anos.

E para onde vão as almas dos bichinhos virtuais? Os palpiteiros da redação da OFFLINE apostam que eles retornam de onde vieram: algum templo budista de Hong Kong (made in China). Outros dão como destino certo o reino dos céus (coitado de Jesus para cuidar de todos os monstrinhos gulosos!). Isso sem falar nos nomes dos respectivos, que eram os mesmos dos animais de estimação tradicionais: Zazá (da Ana B.), Pepe (do Felipe), Zeca (do Thiago), Billy, Pipoca, Estrondo e por aí vai. A galerinha disputava ainda para ver qual bichinho virtual vivia por mais tempo e qual morria mais rápido. Descansem em paz, santos bichinhos! Nos perdoem pelos sorvetes a mais, por deixá-los passar fome, pela falta de banho e pelos assassinatos em doses homeopáticas.