sexta-feira, 23 de julho de 2010

TOP 5 - Diretores de Maior Bilheteria.

 

1º Lugar - Steven Spielberg
Arrecadação - U$ 3.765 Bilhões.
Filmes contabilizados: 24
Média por filmes: U$ 156,9 Milhões.
Filme de maior bilheteria: E.T. com U$ 435 Milhões.

Observações:  Seus últimos filmes não arrecadaram tanto (com exceção do novo Indy), mas ele foi o rei das bilheterias durantes os anos 80 e 90, o que lhegarante a liderança com folga.

2º Lugar - Robert Zemeckis
Arrecadação: U$ 1.943 Bilhões.
Filmes contabilizados: 15
Média por filmes: U$ 129,5 Milhões.
Filme de maior bilheteria: Forrest Gump U$ 329,7 Milhões.

Observações: Pupilo de Spielberg, também não anda muito bem com suas novas produções, mas também faturou alto nas bilheterias entre os anos 80 e 90 e início dos anos 2000, com a trilogia De Volta Para o Futuro, e com as parcerias com Tom Hanks.

3º Lugar - James Cameron
Arrecadação: U$ 1.905 Bilhões
Filmes contabilizados: 09
Média por filmes: U$ 211 Milhões.
Filme de maior bilheteria: Avatar com U$ 749 Milhões.

Observações: É o novo rei das bilheterias, tendo no currículo os dois filmes de maior sucesso de todos os tempos, e é provavelmente o único com chances de destronar Spielberg, mas ainda assim vai ser difícil, pois demora muito para produzir um novo filme, e além do mais, Spielberg ainda não se aposentou e pode muito bem aumentar sua vantagem.

4º Lugar - Ron Howard
Arrecadação: U$ 1.758 Bilhões.
Filmes contabilizados: 19.
Média por filmes: U$ 92 Milhões.
Filme de maior bilheteria: O Grinch com U$ 260 Milhões.
Observações: É o azarão da lista, mas consegue faturar alto, pois geralmente assume projetos de sucesso garantido como adaptação de Best Sellers como O Código da Vinci, possui a média por filmes mais baixa.

5º Lugar - George Lucas
Arrecadação: 1.700 Bilhões.
Filmes contabilizados: 06
Média por filmes: 283 Milhões.
Filme de maior bilheteria: Star Wars com 461 Milhões.

Observações: A melhor média por filmes, e lembrando que ela poderia ser ainda maior, ele não dirigiu dois filmes da saga Star Wars, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi, se tivesse dirigido, estaria em segundo lugar e com uma média assustadora de mais de 300 Milhões por filmes.
Todos os valores expressos correspondem apenas as bilheterias nos EUA e não estão reajustadas de acordo com a inflação para não cair no campo das suposições, afinal muitos especialistas discordam dos cálculos envolvidos, de qualquer forma, se reajustados, só aumentaria a distância de Spielberg com relação aos outros.