segunda-feira, 22 de junho de 2009

Os 15 maiores recordes de velocidade

A velocidade, com certeza, é algo que fascina e surpreende qualquer ser-humano. Desde as eras mais primitivas, o mais veloz sempre foi considerado o melhor entre os demais. Prova dessa obsessão com velocidade e força, foi que criou-se as Olimpiadas, algo que já perdura aproximadamente a 3.000 anos, e a cada nova competição alguem se sobressai. Com a criação do motor, a competição se expandiu em todas as áreas, sempre buscando-se o mais veloz em cada modalidade.

A lista abaixo mostra os 15 mais velozes pelo mundo afora, os 5 primeiros, somente pela força física do homem. É impressionante, e creio que você também vai se surpreender.

NADADOR MAIS RÁPIDO DO MUNDO

frederick-bousquet

Em 26 de abril de 2009, o francês Frederick Bousquet estabeleceu um novo recorde mundial nos 50 m livre com um tempo de 20,94 segundos, no Campeonato Francês em Montpellier, França. Ao longo da corrida, ele nadou a uma velocidade média de 8,6 km/h e é o humano mais rápido do mundo na natação. Apenas para comparar o quanto o ser-humano é mal desenvolvido para a água, os marlins alcançam uma velocidade de até 110Km/h, sendo o animal mais rápido dentro da água.

————————————————————————————————————————————————-

VELOCISTA EM TERRA MAIS RÁPIDO

usain-bolt

Quem acompanhou as olimpíadas ano passado pode ver que, em 16 de agosto de 2008, Usain Bolt marcou o recorde mundial de 100 m rasos em 9,69 segundos. Usando marcos de 10 metros, foi determinado que, no 0,82 segundo entre 60 metros e 70 metros, ele estava correndo a uma velocidade média de 43,9 km/h. E isso pq antes da chegada ele já começou a comemorar…

A título de comparação, o animal em terra mais rápido do mundo é o guepardo já registrado com velocidades de até 115 Km/h.

————————————————————————————————————————————————-

MAIOR VELOCIDADE ALCANÇADA POR UMA BICICLETA

nv-varna-diablo-iii

Em 18 de setembro de 2008, Sam Whittingham conseguiu atingir no asfalto uma velocidade de 132,5 km/h em Battle Mountain,  na sua NV Varna Diablo III. Muito impressionante para um veículo movido por humanos. E eu que não andaria numa bicicleta dessas.

————————————————————————————————————————————————-

ESQUIADOR MAIS RÁPIDO DO MUNDO

SKI-SWI-SPEEDSKIING-WC

Em Abril de 2006, em Les Arcs, França, o esquiador italiano Simone Origone estabeleceu um novo recorde mundial, conseguindo uma velocidade máxima de251,4 km/h em um campeonato de esqui . O cara tem que ser muito louco, ou muito corajoso, pra descer uma montanha nessa velocidade… Tá certo que a roupa é toda especial, e ele está completamente protegido, mas, mesmo assim… é muito insano!

————————————————————————————————————————————————-

VELOCIDADE EM QUEDA LIVRE

project-excelsior

Em 1958, o Projeto Excelsior foi iniciado para criar um sistema de pára-quedas, que permitiria uma descida segura após saltosde alta altitude. Para testar o sistema de pára-quedas, os engenheiros construiram um balão de 200 pés (61 metros) enchido com hélio com uma capacidade de cerca de 3 milhões de pés cúbicos (85.000 m³), que poderia levantar uma gôndola aberta e um piloto de testes para a estratosfera. Foi preciso tb desenvolver um terno pressurizado e capaz de suportar temperaturas de -70 ºC . Em 16 de agosto de 1960, Joseph Kittinger um antigo piloto da força Comando da Força Aérea dos Estados Unidos saltou da Excelsior III, a 102.800 pés (31.300 m) de altura. Ele caiu por quatro minutos e 36 segundos, alcançando uma velocidade máxima de988,14 km/h. Kittinger estabeleceu o recorde mundial para o maior salto com pára-quedas, a maior queda livre e a descida em queda livre mais rápida do mundo.Um salto desses eu queria fazer… ;P

Dessa vez o mundo animal ficou pra trás… o Falcão peregrino só alcança 320Km/h… ;P

Agora vem a parte motorizada da lista!

————————————————————————————————————————————————-

CARRO PRODUZIDO MAIS VELOZ DO MUNDO

ssc-ultimate-aero

Atualmente, o automóvel produzido que é o mais rápido do mundo é o SSC Ultimate Aero, que em 13 de setembro de 2007, alcançou uma velocidade de 412,28 km/h em West Richland, WA com um motor V8 duplo-turbo. O Aero conseguiu bater o Bugatti Veyron, que era o titular do recorde anterior e alcançou uma velocidade máxima de 408,47 km/h.

————————————————————————————————————————————————-

MAIOR VELOCIDADE NA ÁGUA

ken-warby

Em 8 de outubro de 1978, o corredor de lanchas australiano Ken Warby marcou seu recorde de velocidade em Blowering Dam, na Austrália. Sua velocidade máxima chegou aos511,13 km/h, um registo que já dua quase trinta e um anos. Competições na água são muito perigosas, e já provocaram a morte de centenas de competidores.

————————————————————————————————————————————————-

TREM MAIS RÁPIDO DO MUNDO

french-tgv

O trem ferroviário mais rápido é o francês TGV (Train à Grande Vitesse) (francês de alta velocidade) que atingiu 574,8 km/h em teste no dia 3 de abril de 2007. Precisa de 32 km de pista para parar o trem quando está viajando a sua velocidade máxima, e é por esta razão que viaja comercialmente a 300-320 km / h, pois para  frear a distancia necessária passa a ser de 8 Km.

————————————————————————————————————————————————-

MOTO MAIS RÁPIDA

oil-ack-attack-streamliner

Em 26 de setembro de 2008, o Top 1 Oil-Ack Attack Streamliner Motos pilotado por Rocky Robinson alcançou uma velocidade máxima de 580,833 km/h na Bonneville Salt Flats, Utah, E.U.A.. Primeiramente foi acelerado através de um caminhão e, em seguida, seu corpo se posicionou de forma a melhorar a aerodinamica, e a dupla de motores Sazuki acelerou a moto ao máximo para quebrar mais um recorde de velocidade.

————————————————————————————————————————————————-

MAIOR VELOCIDADE EM TERRA DO MUNDO

turbofan

Em 15 de outubro de 1997, o piloto do Reino Unido, Andy Green,  definiu um recorde de velocidade terrestre usando um super turbofan ThrustSSC no Deserto Black Rock, E.U.A.. Atingiu uma velocidade de 1.228 km/hem relação à distância de 1 milha e quebrou a barreira do som.

É um verdadeiro carro foguete, e você pode assistir a um comercial da BMW a respeito dele, clicando aqui.

————————————————————————————————————————————————-

AVIÃO TRIPULADO MAIS VELOZ DO MUNDO

sr-71-blackbird

Em 28 de julho de 1976, o Capitão Eldon Joersz e o Major George W. T. Morgan quebraram o recorde de velocidade no ar, voando com um SR-71 BlackBird a uma velocidade de 3,529.56 km/h. O “pássaro-preto” também quebrou o recorde de altitude anterior voando a 85.069 pés (25,929.03 m).

Esse é bruto!

————————————————————————————————————————————————-

MAIOR VELOCIDADE NO AR POR AERONAVE TRIPULADA

x-15

Uma aeronave propulsionada por um foguete não é tecnicamente um avião, por isso, tem sua própria categoria. Em 3 de outubro de 1967 Pete Cavaleiro, piloto norte-americano, voou um foguete X-15 a uma velocidade de incríveis 7.273 km/h, a uma altitude de 36,3 milhas (58,4 km), quebrando assim o recorde de velocidade máxima para aeronaves tripuladas.

Esse então é o super bruto, afinal… em menos de 2 horas consegue dar uma volta em torno da terra…

————————————————————————————————————————————————-

MAIOR VELOCIDADE JÁ ALCANÇADA POR AERONAVE NÃO TRIPULADA

x-43aPegasus

Em 16 de novembro de 2004 um avião supersônico X-43A(a esquerda) atingiu o recorde de velocidade por aeronave não tripulada. Para fazer isso, um foguete Pegasus( a direita) modificado foi lançado a partir de um Boeing B-52, a uma altitude de 13.157 metros. O foguete então anexou-se ao X-43A acelerando o mesmo, permitindo então que o X-43A alcançasse a velocidade máxima de12,144 km/h.

————————————————————————————————————————————————-

NAVE ESPACIAL TRIPULADA MAIS RÁPIDA

apollo-10

Durante o regresso da Lua em 26 de maio de 1969, a Apollo 10 conseguiu atingir a mais rápida velocidade de um veículo tripulado, viajando a 39,896 km/h em relação à terra. Os membros da tripulação foram Thomas Stafford, John W. Young e Eugene Cernan.

————————————————————————————————————————————————-

NAVE ESPACIAL NÃO TRIPULADA

helios-2

A Helios 2 , uma sonda espacial, foi lançada pela República Federal da Alemanha e pela NASA em meados dos anos 1970. Orbitava em torno do sol e retornava dados de volta à Terra. A nave espacial fornecia informações importantes sobre plasma solar, o vento solar, raios cósmicos, e poeira cósmica, e também sobre campo magnético e experimentos elétricos. Durante a sua órbita, a sonda alcançou uma velocidade de 252,792 km/h, tornando assim o veículo espacial mais rápido de sempre.

É, com certeza, a maior velocidade já alcançada partindo de uma ação do homem.