domingo, 31 de maio de 2009

A Batalha de Los Angeles

Dunkell-battleoflosangeles

Na noite de 24 de fevereiro de 1942, vários moradores de Los Angeles viram objetos luminosos pairando sobre suas cabeças. A histeria foi geral, e muitas ligações pros serviços de emergência depois, a cidade de Los Angeles estava sob comando dos militares. Os milicos ordenaram um apagão geral na cidade, numa tentativa de identificar melhor a luz vinda dos objetos voadores.

A foto acima, que foi capa de todos os jornais nacionais na época, mostra os holofotes dos militares apontados pros UFOs. Segundo a Aeronáutica, os objetos se locomoviam a pouco mais de 300 km/h.

Em seguida, a Brigada de Artilharia da Marinha posicionou suas armas (canhões anti-aéreos cuja munição são cargas explosivas de 6kg) e começaram a meter chumbo grosso nos objetos. Mais de 1400 tiros foram disparados, e apesar disso os objetos voadores não se transformaram em objetos cadentes.

Cinco pessoas morreram de ataques cardíacos durante o drama, e vários carros e prédios foram danificados pela munição anti-aérea que eventualmente caiu na cidade abaixo.

No dia seguinte as afirmações das autoridades foram conflitantes. Alguns alegaram ser nada além de um “alarme falso provocado pelo nervosismo da guerra”, sem elaborar sobre a identidade dos objetos. Outros falaram que eram balões japoneses, sem explicar como é que balões se movimentariam a 300 km por hora.

Após mais alguns comentários incongruentes, os militares decidiram que a desculpa oficial seria que os objetos eram aeronaves japonesas designadas pra sobrevoar o céu de Los Angeles, com o objetivo de causar medo em solo americano e abaixar a moral do país.

Bom, sobre a parte de causar medo, eles acertaram. O que continuou não fazendo sentido é como é que os tais aviões sobreviveriam várias horas de bombardeamento pesado sem fazer manobras evasivas de qualquer tipo.

Mencionei que o governo japonês negou envolvimento com o mistério na época, e continua fazendo isso até hoje?

sábado, 30 de maio de 2009

Novas versões de antigos ditados populares

É dando……………que se engravida.
Quem ri por último……………é retardado.
Alegria de pobre……………é impossível.
Quem com ferro fere……………não sabe como dói.
Sol e chuva……………vou sair de guarda-chuva.
Em casa de ferreiro……………só tem ferro.
Devo, não pago……………nego enquanto puder.
Quem tem boca vai……………ao dentista.
Gato escaldado……………morre.
Quem espera……………sempre cansa.
Quando um não quer……………o outro insiste.
Os últimos……………serão desclassificados.
Carro a álcool……………você ainda vai empurrar um.
Há males……………que vem para pior.
Se Maomé não vai à montanha……………então vai à praia.
A esperança e a sogra……………são as últimas que morrem.
Quem dá aos pobres……………paga a conta do motel.
Depois da tempestade……………vem a gripe.
Devagar……………nunca se chega.
Antes tarde……………do que mais tarde.
Boca fechada……………não fala.
Águas passadas……………já passaram.
Em terra de cego……………quem tem um olho é caolho.
Quem cedo madruga……………fica com sono o dia inteiro

Retirado de Mafia 171

Pinte seu telhado de branco !!!

Trata-se do projeto One Degree Less. A idéia é pintar o telhado da casa ou prédio de branco. Assim, os raios solares são refletidos, ajudando a diminuir o aquecimento global e de sua casa. No site, que em breve terá sua versão em português, mostra algumas soluções com este propósito. Para os mais céticos, há um estudo cientifico no site.

Guerra Khan 2.2

Registre-se e começe a jogar !!

http://www.guerrakhan.com/?recruit=5H4829

Sobre Guerra Khan

Este é um jogo baseado no browser — não precisa fazer download de nada!
O Registro demora apenas 2 minutos e depois você já pode começar a jogar

Jogue e participe da história usando 9 nações únicas. Jogo de Estratégia complexo em tempo real, com 16 unidades de batalha e cerco, 9 unidades exclusivas de cada nação, edifícios, habilidades e muitos outros elementos do jogo, que vão distrair você, mas você também pode suar um pouco, enquanto compete com os milhares de jogadores reais em todo o mundo.

Mostre que tipo de habilidades táticas você tem e mude a história do mundo! Registre-se agora e entre num dinâmico mundo virtual de negócios, batalhas e muitos novos amigos.

terça-feira, 26 de maio de 2009

10 fatos interessante sobre os sonhos •

sonhos_clip_image0001

1. Você está paralisado enquanto dorme

Acreditem ou não, o seu corpo está praticamente paralisado durante o sono. Segundo a Wikipédia, glândulas começam a fabricar um hormônio que as ajudam a induzir o sono e neurônios enviam sinais à coluna espinhal que fazem com que o corpo descanse e depois fique paralisado.

E têm mais:

1. Quando alguém estiver roncando, não está sonhando.
2. Bebês não sonham até a idade de 3 anos.
3. Se você for despertado fora do REM (Rapid Eye Movement - Rápido Movimento dos Olhos) está mais propenso a se lembrar do sonho, do que se for acordado de um sono noturno.

2. Estímulos externos invadem nossos sonhos

Chamado “incorporação no sonho”, é a experiência que a maioria de nós temos onde um som do mundo real é ouvido e incorporado no sonho, de alguma forma. O famoso quadro acima, de Salvador Dali, ilustra esse conceito.

3. Pessoas que deixam algum hábito tem sonhos mais vívidos

As pessoas que fumaram por um longo tempo, e pararam, relataram ter sonhos mais vívidos do que o normal. Além disso, de acordo com o “Jornal de Anomalias Psicológicas”, em um grupo de 293 fumantes em abstinência entre 1 e 4 semanas, 33% relataram ter pelo menos 1 sonho que estava fumando. Na maioria dos sonhos, os indivíduos eram capturados pelos próprios fumantes e
sentiram fortes emoções negativas, como pânico e culpa.

4. Os sonhos não são exatamente sobre o que eles são

Os sonhos falam em uma língua profundamente simbólica. A mente, inconsciente, tenta comparar o seu sonho a algo mais, que é semelhante. Portanto, qualquer que seja o seu sonho, é provável que seja somente um símbolo.

5. Nem todos os sonhos são coloridos

12% da população sonha exclusivamente em preto e branco. O restante da população sonha com todas as cores. As pessoas também tendem a ter temas comuns em sonhos, como: escola, correndo devagar / no lugar, experiências sexuais, caindo, chegando tarde demais, uma pessoa que está viva -
aparecendo morta, dente caindo, voando, em um acidente de carro, etc.

Ainda não é conhecido se o impacto de um sonho relacionado à violência ou a morte é mais emocionalmente para uma pessoa que sonha em cores do que aquela que sonha em preto e branco.

6. Nós só sonhamos com o que conhecemos

Nossos sonhos estão frequentemente cheios de rostos estranhos - você sabia que sua mente não está inventando esses rostos? - eles são rostos de pessoas reais, que você viu durante suavida, mas pode não saber ou se lembrar. O assassino do seu último sonho pode ser o cara que abasteceu o carro de seu pai quando você ainda era criança.

Todos nós já vimos centenas de milhares de rostos durante nossas vidas, por isso, temos uma infinidade de personagens para o nosso cérebro utilizar durante nossos sonhos.

7. Sonhar previne psicose

Em um recente estudo, os alunos que foram acordados no início de cada sonho, mas ainda conseguiram dormir por mais 8 horas, enfrentaram dificuldade de concentração, irritabilidade, alucinações e sinais de psicose depois de apenas 3 dias. Quando finalmente foi permitido seu sono, recuperando o tempo perdido, aumentaram consideravelmente o percentual gasto na primeira fase.

8. Todo mundo sonha

Todo ser humano sonha (exceto em casos de extrema desordem psicológica), mas homens e mulheres têm diferentes sonhos e diferentes reações físicas. Homens tendem a sonhar mais sobre outros homens, enquanto as mulheres tendem a sonhar igualmente sobre os homens e as mulheres. Além disso, tanto os homens como as mulheres relacionaram reações físicas aos seus sonhos mesmo que ele
não seja sexual; os homens costumam ter ereções e as mulheres aumentam o fluxo de sangue vaginal.

9. Você esquece de 90% dos seus sonhos

Depois de 5 minutos acordado, você esquece metade dos seus sonhos. O famoso poeta, Samuel Taylor Coleridge, acordou de uma manhã, depois de ter tido um sonho fantástico - pegou uma caneta e papel e começou a escrever a “visão de um sonho”, no qual tornou-se um dos mais famosos poemas ingleses: Kubla Khan. Parte do poema havia sido escrito (54 linhas para ser mais exato), quando ele foi interrompido por uma pessoa. Coleridge voltou ao seu poema, mas não podia lembrar o resto do seu sonho. O poema nunca foi concluído.

10. Cegos também sonham
Pessoas que se tornaram cegas após o nascimento podem ter sonhos com imagem. Pessoas que nasceram cegas não vêem quaisquer imagens, mas também têm sonhos vívidos envolvendo seus outros sentidos como sons, cheiro, toques e emoções. É difícil para uma pessoa que vê imaginar, mas a necessidade de sono é tão forte que o corpo é capaz de lidar com praticamente todas as situações
físicas para que isso aconteça.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Fraturas !…!

Imagens fortes --->

¬¬

sfd6

O mistério do Triângulo das Bermudas…

  • O que é o triângulo das bermudas?

O triângulo das Bermudas é uma área triangular tal como o nome indica, de aproximadamente 3.950.000 Km2 e fica localizado no Oceano Atlântico. Os vértices do triangulo estão situados na cidade americana Miami, o segundo na ilha das Bermudas e por fim o último vértice na capital de Porto Rico (San Juan).

bermudatriangle

  • O mistério do Triângulo das Bermudas:

Apesar de existirem relatos antigos de misteriosos desaparecimentos tanto de barcos como de aviões no triângulo da bermudas, apenas no anos 40 e 50 do século passado, este assunto foi tido em maior consideração. Foi também época em que ocorreu uma das mais documentadas histórias do triângulo das bermudas, o voo 19. O desaparecimento de barcos e aviões ao longo dos anos nesta área mantêm vivo o mistério. Existem dados que indicam que nos últimos 100 anos ocorreram cerca de 100 desaparecimentos de barcos e aviões naquela área, no entanto alguns afirmam que aquela área não apresenta um número invulgar de desaparecimentos em relação a outras zonas do mundo.

  • Como tudo começou… o voo 19:

Apesar de este não ser o primeiro relato de desaparecimentos nesta área, este foi o acontecimento que deu popularidade ao triângulo das bermudas, sendo talvez o caso mais conhecido de desaparecimentos nesta área.

Se quiserem saber mais sobre o voo 19 visitem este site que possui um excelente texto sobre o assunto. Aqui!

  • Possíveis explicações consideradas para os estranhos fenómenos ocorridos no Triângulo das Bermudas:

Com o desenvolvimento tecnológico tem-se vido a revelar que muitos dos desaparecimento de barcos e aviões nesta área tem uma explicação racional, tendo sido revelado que muitos dos desaparecimentos nunca estiveram sequer perto desta área.  No entanto existem outras situações em que não foi encontradas explicação plausível para o acontecimento, surgindo assim as mais variada teorias:

    • Mau funcionamento das bússolas devido a alterações no campo magnético naquela região;

    • Fortes correntes do golfo do México poderiam ter afundado várias embarcações;

    • Hidratos de metano - acredita-se que uma grande libertação deste gás é capaz de alterar a densidade da água diminuindo a capacidade do navio se manter à tona da água;

    • Furacões;

    • Piratas;
    • Erros Humanos;

    • Outras.

    • Aliens hehe

sábado, 23 de maio de 2009

Informações sobre Nossa cidade ☺

Santa Terezinha de Itaipu

Santa Terezinha de Itaipu é um município brasileiro do estado do Paraná. O Nome é em homenagem à santa padroeira da cidade, Santa Teresinha.

 

Bandeira de Santa Terezinha de Itaipu

Aniversário  3 de maio

Fundação  3 de maio de 1982

Gentílico  Itaipuense

Prefeito(a)  Ana Maria Carlesi (PMDB)

Localização

Localização de Santa Terezinha de Itaipu

25° 26' 49" S 54° 24' 03" O

Unidade federativa  Paraná

Mesorregião  Oeste Paranaense IBGE/2008 [1]

Microrregião  Foz do Iguaçu IBGE/2008 [1]

Municípios limítrofes  São Miguel do Iguaçu, Foz do Iguaçu

Distância até a capital  627 quilômetros

Características geográficas

Área  259,393 km²

População  20.354 hab. est. IBGE/2008 [2]

Densidade  82,8 hab./km²

Clima  subtropical

Fuso horário  UTC-3

Indicadores

IDH  0,778 médio PNUD/2000 [3]

PIB  R$ 151.381 mil IBGE/2005 [4]

PIB per capita  R$ 7.205,00 IBGE/2005 [4]

Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Terezinha_de_Itaipu

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Linha do Tempo - Apple

Apple

 

Aqui está em alta resolução = Clique para ampliar

sábado, 9 de maio de 2009

Justiça determina cassação da prefeita de Santa Terezinha de Itaipu

Ana Maria Carlessi foi condenada em primeira instância, mas a decisão ainda é passível de recurso

 

6252-SANTA-TEREZINHA

                       Preeita Ana Carlessi administrou a cidade entre 1997 e 2000 e foi eleita novamente no ano passado

 

Mayara Godoy - Reportagem

O juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de Foz do Iguaçu, Geraldo Dutra de Andrade Neto, sentenciou a cassação do mandato da prefeita de Santa Terezinha de Itaipu, Ana Maria Carlessi, em sua decisão acerca da Ação Civil Pública de Responsabilidade por Ato de Improbidade Administrativa nº 223/2003, impetrada pelo Ministério Público (MP). Além de Ana Maria, são rés no processo outras 13 pessoas que fizeram parte da primeira administração da prefeita em Santa Terezinha de Itaipu (1997–2000) ou que possuíam empresas que firmaram contratos com a prefeitura nesse período.

Na ação impetrada em 2003, o Ministério Público alegou que houve indevido fracionamento de procedimentos licitatórios, mediante sucessivas e superpostas cartas-convite, bem como contratações sem a devida licitação para a execução de serviços braçais, como recolhimento de entulhos; roçada; capina de calçadas; passeios; logradouros públicos; limpezas de bocas-de-lobo em beiradas de estradas vicinais; de limpeza em geral no perímetro urbano; execução de serviços de reflorestamento; e outros.

Na visão do Ministério Público, esta prática teria favorecido determinadas sociedades empresariais, com lesão ao patrimônio público. Após reunir todos os depoimentos dos acusados e testemunhas e analisar provas documentais, o magistrado julgou o pedido como parcialmente procedente. "A análise dos 27 contratos juntados aos autos revela que houve manifesto fracionamento indevido para fraudar a modalidade de licitação", escreveu o juiz em seu despacho.

Conforme o relatório, em 1997 o município de Santa Terezinha de Itaipu firmou sete contratos para a execução dos serviços braçais mencionados, que somados alcançaram o valor de R$ 160.180. Ainda segundo os dados constantes no processo, o fracionamento de licitação se repetiu nos anos subsequentes. Em 1998, oito contratos somaram a quantia de R$ 212.103,10; em 1999, foram cinco contratos, perfazendo R$ 276.450; e em 2000, outros sete contratos, somando a quantia de R$ 328.452, todos para os mesmos tipos de serviços.

Para o juiz Geraldo Dutra de Andrade Neto, "a atuação dos agentes públicos e dos contratados foi irregular, pois a contratação deveria ter sido conjunta ou, se realizada separadamente, observando-se a modalidade correta para o valor contratado, ou seja, tomada de preços". Desta forma, para o magistrado, as ilegais dispensas e fracionamentos de licitação feriram os princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade.

Quanto a Ana Maria Carlessi, o magistrado julgou que, "na qualidade de prefeita municipal, infringiu os princípios da legalidade, impessoalidade, isonomia e probidade", ao autorizar diversas contratações diretas para a prestação de serviços semelhantes, e como ao autorizar licitações com fracionamento indevido, "a fim de fraudar modalidade de licitação". Desta forma, a chefe do Executivo itaipuense teria ferido os princípios da administração pública, agindo com improbidade, nos termos do artigo 11 da Lei 8.429/92.

Geraldo Dutra de Andrade Neto julgou improcedentes os pedidos contra o então secretário municipal de Finanças, Eraldo Maciel de Oliveira; o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente em duas oportunidades na mesma legislatura, Sideney Baldessar; os três que passaram pelo cargo de secretário de Obras no período, Walter Marquesini, Sebastião Francisco da Silva e Vilson Dinca; e contra os empresários Cláudio Pedro e Claudemir de Souza.

Já em relação a três réus — Valdemar Benedet, Adir Oliveira Soares e Ivone Furlanetto Soares —, o juiz entendeu que "o favorecimento pelos atos de improbidade restou amplamente comprovado". A análise dos documentos demonstra, conforme a decisão do juiz, que as empresas dos réus se beneficiaram com diversas dispensas de licitação, que somadas ultrapassam o valor autorizado pela Lei nº 8.666-93 (Lei de Licitações). Somente uma das empresas, sob a administração de Adir de Oliveira Soares e Ivone Furlanetto Soares, firmou 16 contratos com o município, todos decorrentes de carta-convite. Os contratos, com prazos sequenciais e até sobrepostos, somam a quantia de R$ 632.340.

Portanto, o juiz julgou procedente o pedido contra Ana Maria Carlessi; Francisco Aparecido Dias; Francisco Hoeperes; Maria Terezinha Dagostin Guinzani; Valdemar Benedet; Adir de Oliveira Soares; e Ivone Furlanetto Soares.

Assim, a pena aplicável ao caso, segundo a decisão judicial, é a prevista no artigo 12, inciso III, da Lei de Improbidade. A prefeita foi sentenciada à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos, multa civil de sete vezes o valor da remuneração à época, e a proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, pelo prazo de três anos. A mesma pena, ressalvadas as especificidades, foi aplicada aos demais réus.

Procurada pela reportagem de A Gazeta, Ana Maria Carlessi respondeu apenas que vai recorrer da decisão. "A nossa defesa já está pronta, e agora vamos para a instância superior", afirmou. Segundo ela, "este é o posicionamento do juiz daqui, e nós respeitamos a decisão dele, mas o que estão alegando é que não foram feitas as licitações, e nós estamos explicando o porquê".

A prefeita ainda ressaltou estar "com a consciência tranquila" e ter plena confiança no Poder Judiciário. "Não cabe a nós julgar o trabalho deles, mas vamos recorrer, e estou confiante", encerrou.

 

Retirado de : A Gazeta do Iguaçu

PREFEITURA DE SANTA TEREZINHA:TCE DE OLHO EM CARLESSI

Ontem publicamos uma denúncia de que a Prefeita de Santa Terezinha, Ana Maria Carlessi, teria firmado contratos sem licitação em janeiro passado com empresas de pessoas com envolvimento com a campanha que a elegeu como Alcaide daquela cidade em outubro de 2008. Um Leitor de Santa Terezinha nos ligou em razão da nota e informou que o Tribunal de Contas do Estado enviou o ofício nº 047/2009 solicitando esclarecimentos e justificativas. Nosso Leitor também nos enviou e-mail com as seguintes colocações sobre a questão dos contratos sem licitação assinados pela Prefeita:

“DA ILEGALIDADE DA CONTRATAÇÃO
 

A ILEGALIDADE DESTE ATO DE CONTRATAÇÃO ESTA BASEADO NOS ARTIGOS 127, 128 E 129 DA LEI ORGÂNICA DE SANTA TEREZINHA QUE ASSIM DISPÕE:

Art. 127 - A permissão de serviço público ou de utilidade pública, sempre a título precário, precedida de autorização legislativa, será outorgada por decreto, após edital de chamamento de interessados para escolha do melhor pretendente.

Art. 128 - A concessão de serviço público só será feita com autorização legislativa, mediante contrato, precedido de concorrência.

Art. 129 - O município poderá retomar, sem indenização, os serviços, permitidos ou concedidos, sempre que executados em desconformidade com o ato ou contrato, bem como aqueles que se revelarem insuficientes para o atendimento dos usuários..

Portanto, vale lembrar que tal ato não consta autorização legislativa, ou seja, a Câmara Municipal de vereadores de Santa Terezinha de Itaipu não autorizou esta celebração de contrato conforme prevê a lei Orgânica, até mesmo porque a mesma nem foi consultada.”

COMENTÁRIO DO GARGANTA: A atual Administração de Santa Terezinha mal começou e já está, pelo visto, metendo os pés pelas mãos...


Informação retirada de http://www.gargantadodiabo.com.br

Quem pode, PODE !!

Exército mexicano apreende pistolas de ouro com suspeitos de narcotráfico

Armas foram expostas para a mídia em base próxima a Monterrey.
Operação também reteve barcos, dinheiro e seis carros.

 

Da Reuters

OURO

Pistola folheada a ouro apreendida junto com suspeito de narcotráfico é mostrada em base do Exército mexicano nos arredores de Monterrey (Foto: Tomas Bravo/Reuters)

OURO 2

Seis suspeitos de serem membros de um cartel de drogas foram presos por soldados na sexta-feira. Na operação também foram apreendidos seis veículos, pistolas de ouro, munição, maconha, cavalos de raça, barcos e dinheiro. (Foto: Tomas Bravo/Reuters)

 

 

Informações retiradas de :G1

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Contato de primeiro grau

0343

Taradinho na infância

0399

Ação e reação

0422

terça-feira, 5 de maio de 2009

Capturada ás 19:30 - 05/05/09

Foto-0056 Foto-0055

Foto-0057

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Ficha criminal de Dilma Rousseff rola na net

Ficha Dilma 2  

Já é até notícia em jornais o fato da ficha criminal, denominada de currículo vitae, da ministra Dilma Rousseff que rolou durante a semana na internet.
O fato é que a verdadeira ficha abre uma lacuna entre a Dilma assaltante de bancos e terrorista com a Dilma ministra e pré-candidata.
O fato ganhou proporções e não se sabe aonde isso pode prejudicar a queridinha de Lula na corrida em 2010.

Esta foto é uma foto, atual de Dilma!!!

Como diferenciar um Emo de um Clubber?

     

RPG

Quero ver fazer ao menos pareçida !!!

Confira algumas das mais brilhantes escultaras de areia

Modelos incríveis de casas construídas em arvores

Modelos incríveis de casas construídas em arvores Modelos incríveis de casas construídas em arvores

Modelos incríveis de casas construídas em arvores

Veja mais Aqui !!!

Mega Post !! Urgente ¬¬

Plataforma de gelo 8 vezes maior que a cidade de São Paulo se descola da Antártida

 

da Folha de S.Paulo

Foi a crônica de uma morte anunciada. Um satélite europeu flagrou no fim de semana o rompimento da ponte de gelo que prendia uma plataforma de gelo no oeste da Antártida.

Agora é uma questão de tempo até que essa estrutura, a plataforma Wilkins, oito vezes maior que a cidade de São Paulo, termine de se esfacelar. Cortesia do aquecimento global.

O colapso vinha sendo monitorado em tempo real pelo satélite Envisat, da Agência Espacial Europeia, nas últimas semanas. A ponte de gelo, de 40 km de extensão por até 2,5 km de largura, se esfacelou entre sábado e domingo.

British Antarctic Survey

Icebergs formados no ano passado pela quebra da plataforma Wilkins, que é mais uma a se esfacelar na península Antártica

Icebergs formados no ano passado pela quebra da plataforma Wilkins, que é mais uma a se esfacelar na península Antártica

"Do dia para a noite a região explodiu com icebergs", disse o glaciologista David Vaughan, do Serviço Antártico britânico, à rede BBC.

Vaughan e seus colegas acreditavam que esse língua de gelo, que ligava a plataforma à ilha Charcot, fosse a única coisa impedindo a Wilkins de colapsar.

No ano passado, os britânicos descobriram que a plataforma já havia perdido cerca de 15% de seus 16.000 km2 de extensão original.

No final dos anos 1990, Vaughan estimara que a estrutura glacial fosse levar 30 anos para desaparecer.

A plataforma vinha se mantendo estável pelo menos desde os anos 1930 e, possivelmente, ao longo dos últimos 1.500 anos. Sua quebra é apenas o drama mais recente provocado pela elevação das temperaturas da península Antártica, região que tem vivido um aquecimento sem precedentes nos últimos 50 anos --de até 3C, contra 0,7C da média global em todo o século 20.

A Wilkins se junta agora às outras cinco plataformas de gelo extintas na península nesse período. A mais famosa delas, a Larsen-B, foi também a primeira a ter seu esfacelamento acompanhado por satélites, em tempo real, em 2002.

"A próxima a ir é a Larsen-C, daqui a alguns anos", disse à Folha o glaciologista Jefferson Simões, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O colapso dessas plataformas -bancos de gelo flutuantes presos ao continente-- não tem impacto imediato sobre o nível do mar. No entanto, essas estruturas servem de "barragem" ao escoamento de geleiras continentais, cujo escorregão pode, este sim, elevar o oceano.

A tragédia com a Wilkins aconteceu exatamente na véspera da conferência que marca os 50 anos do Tratado da Antártida. Abrindo o evento ontem, em Washington, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, afirmou que o colapso é um lembrete "de que o aquecimento global já teve efeitos enormes no nosso planeta e que não temos tempo a perder para atacar essa crise".

Mas em Bonn, Alemanha, onde um encontro das Nações Unidas deveria começar a resolver essa crise, a diplomacia americana agiu no sentido oposto, com cautela em vez de pressa.

 

A coisa é séria …

Acidente !! Astra bate em ônibus !!

6247-acidente-br277-astra 

Não tenho informações sobre o acidente ¬¬  :S